Petição "Voto onde eu quero" começa a correr

O Instituto Sá Carneiro lança hoje uma petição, na sua página da Internet, para exigir o "direito de escolha" dos eleitores do local de voto.
Publicado a
Atualizado a

Sob o título "Voto onde eu quero", a petição vai recolher assinaturas durante três meses para depois ser entregue na Assembleia da República, informou Mauro Xavier, administrador da instituição ligada ao PSD.

Ao grupo parlamentar do PSD caberá apresentar um projecjo de alteração, na sequência desta tomada de posição que tem por base o "direito de escolha onde se vota" e não uma "imposição do Estado".

À Lusa, Mauro Xavier defendeu que os eleitores devem escolher o local para depositar o seu voto "onde nasceram ou onde lhes dá mais jeito". "E não na morada fiscal que consta do cartão de cidadão", um documento que passou a fazer o recenseamento automático, lembrou.

O responsável garantiu que a livre escolha de local de voto "não obriga à alteração do sistema", uma vez que bastaria uma informação oficial do eleitor sobre a sua escolha. "Seria uma forma de combater a abstenção", considerou Mauro Xavier.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt